Olhos e problemas oculares

 

Catarata hereditária, Atrofia Retiniana Progressiva, Entrópio e Ectrópio são problemas de olhos que afetam a raça, sendo a catarata a mais encontrada nos dias atuais. As Cataratas são definidas pela opacidade dentro da lente do olho. Pelo menos um tipo de catarata hereditária aparece em uma idade precoce e afeta Goldens, podendo ou não intervir na visão do cão e em alguns casos, fazendo progresso severo ou até mesmo gerando a perda total de visão.

Existem também cataratas não-hereditárias que podemos encontrar algumas vezes e um exame veterinário oftalmológico é necessário para determinar se a catarata é ou não é motivo de preocupação, do ponto de vista genético. Outros problemas de vista, menos comuns atualmente, tais como Entrópio e Ectrópio (pálpebras viradas) são má formações que resultam numa irritação ocular acarretada pelo constante atrito dos cílios com a córnea.

Uma cirurgia pode ser necessária para corrigir estes problemas, e este é um procedimento razoavelmente simples nos dias de hoje. Exames oftalmológicos deveriam ser feitos anualmente por um veterinário especializado, até pelo menos os oito anos de idade, pois problemas congênitos oculares também podem se desenvolver durante os estágios de envelhecimento dos cães, independente dos fatores hereditários. Goldens com doença hereditária de olhos não devem ser usados para procriação

 

   - Atrofia progressiva da retina: detectada entre o 4º e o 8º ano de vida, pode levar a cegueira total ou parcial do animal, podem ser feitos exames oftálmicos depois dos 24 meses para prevenção.

 

   - Catarata e o Entrópio de pálpebras : pode aparecer à partir do 3º mês de idade.

 

* Problemas de saúde mais comuns na Raça:

 

   Em geral, o Golden Retriever é um cachorro saudável com poucos problemas clínicos, no entanto existem algumas doenças que são diagnosticadas com maior frequência nessa raça. Assim como nós, é recomendado realizar exames como quadris, cotovelos, olhos, cardíacos e de sangue quando você notar que seu cão estiver com problemas relacionados. Sempre procure o veterinário de sua confiança.

 

Fonte:

http://www.saudeanimal.com.br/golden.htm